segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Deus Anúbis - finados



Anúbis é um deus egípcio geralmente retratado como um homem com cabeça de chacal, ou um chacal negro em posição de esfinge (este último geralmente guardando algo ou alguém) Anúbis, o Juiz dos Mortos também conhecido como Anupu, ou Anpu, é o antigo deus egípcio dos mortos e do submundo.

Anúbis no Egito

Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Nephtys e Osíris, onde a primeira, esposa do terrível deus Set, faz-se passar por Ísis, a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional. Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis, também mãe de Sebek (o deus com cabeça de crocodilo) esconde o bebê Anúbis em um pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio Seth.

Anúbis então crescido adquire inúmeras tarefas como deus da morte e do submundo, e todos seus aspectos relacionados, como o julgamento, ritos de passagem e as tarefas de embalsamamento. Mais tarde, com a morte de Osíris por seu tio Seth, após Ísis e Néftis terem reunido os pedaços esquartejados de Osíris Anúbis se voluntaria para trazê-lo de volta a “vida”, através das práticas de mumificação e de seu infinito conhecimento sobre a pós-vida, tendo sido assim criada a primeira múmia do Egito e do mundo.

Após este ato Osíris, que originalmente era um deus da agricultura, por seu status morto-vivo e seu status de divindade maior, “usurpa” então os aspectos de Anúbis, de deus da morte e do submundo.


Anúbis então passa a se dedicar aos outros aspectos relacionados a Morte. Ele passaria a guiar as almas através do submundo, até os salões do julgamento, onde ele também pesaria o coração da alma contra a pena de Maat, a deusa da justiça, do equilíbrio e da verdade, em um tribunal presidido por Osíris, Toth e perante 42 deuses menores, cada um incumbido de julgar uma das 42 confissões que a alma deveria fazer.

Também era o patrono da cidade de Cinópolis, o patrono dos embalsamares e dos conhecimentos obscuros.

Anúbis fora do Egito

Após as invasões Gregas em 332a.c. e Romanas em 31a.c., onde apenas um ano mais tarde o Egito tornaria-se um estado vassalo de Roma, muitos de seus deuses foram "exportados", entre eles Ísis, Toth e Anúbis, que mais tarde, formaria junto com Hermes um híbrido conhecido como Hermanúbis. E as mumificações e necrópoles tornaram-se muito mais populares e espalhadas pelos impérios Grego e Romano, até hoje surpreendendo arqueólogos com seu estilo diferenciado.

Anúbis, preparando um corpo para sua jornada no Pós-vida.

by: http://www.ocultura.org.br/index.php/An%C3%BAbis

COMENTÁRIO: As vezes nos esquecemos ou não queremos saber dos deuses ditos do caminho intermediário. Mas sem eles não há morte, não há passagem. Inclusive em vida, quando necessitamos passar de um estado para outro, mais sutil. O Caminho da transformação vem através de Anubis, quando nos coloca de frente para sombra, nossos medos e erros, nossas trevas profundas. Aqui vai ter aqueles que dirão: eu não tenho nenhuma sombra...bem se você nem que seja por um segundo, pensou isso, então é você mesmo que deve começar a meditar e conversar com este deus. A data de hoje, 2 de novembro (finados cristão) é uma boa data, pois o inconsciente coletivo da cristandade está voltado pra o mundo de Anubis, para o mundo dos mortos. Paça pela compania de Kuan Yin ou Arcanjo Miguel, para servirem de "advogados" neste processo, e não tema ou se perca em culpas, quando ele lhe mostrar seu lado escuro, e sim foque em como curar e clarear de forma digna, para que atinja a luz. Uma vela dourada e outra negra como pilares, com um cálice de vinho tinto no meio e incenso de Olíbano, podem ser um canal para Anubis. Ofereça a ele, sem tentar bajulá-lo, apenas como link. Compreenda a natureza de Anubis e conseguirá comprender a sua. Conclua o processo pedindo a luz do Criador e paz com o mantra OM SHANTI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário