quarta-feira, 21 de junho de 2017

NEMETONA A DEUSA ÁRVORE DOS BOSQUES E LOCAIS SAGRADOS



Olá. Esta imagem foi a primeira que escolhi para simbolizar a entrada do portal do bosque sagrado do Clã da Floresta do Sul. Este Clã do sul da França em meio a Galia reencarnou todo entre Porto Alegre e Santa Maria RS, no Brasil e não sei porque coube a mim o redespertar deste grupo. Mas depois de muitos anos somente hoje tomei contato com o nome dado a Deusa árvore. Diana Nemetona, ou somente Nemetona (e provável que no período pré romano nem este fosse seu nome. Mas aqui transcrevo o material do site: https://journeyingtothegoddess.wordpress.com/2012/07/11/goddess-nemetona/ que foi o mais completo que encontrei. Sabem a dias nós do clã vinhamos procurando o "carma" das florestas e encontramos na forma de muitas histórias sobre sacrifícios oficiados por druídas do período de decadência. No Período inicial em tempos de Briggit, muito antes de Ceridween e outros os ritos eram femininos e o aprendizado era familiar e não de uma ordem. Diferia de família para família, de clã para clã e tudo era passado como parte da cultura e conhecer os reinos era a arte local. 
Mas neste momento a floresta nos pede ajuda. E é na energia da misericórdia que devemos vibrar para os desmatamentos acabarem. Aprendemos a demolir florestas para evitar ladrões, ritos bizarros e coisas assim, mas não soubemos quando parar e agora precisamos do verde de volta e este verde nos pede ajuda. Ele não pede mais crenças, ele pede apenas que científicamente compreendamos que ele é vivo. Sente, raciocina como botânicos do mundo todo já compreenderam mas empresários e fazendeiros não. Somos parte das florestas e elas de nós e precisamos respeitar sua pureza, sua natureza e com isso preservar a nós mesmos como entes vivos.
"Os temas de Nemetona são desejos, proteção, alegria, fadas, magia, sorte e natureza. Seus símbolos são árvores de espinheiro (ou árvores em geral). Nas regiões romano-celtas, Nemetona protege arbustos de árvores com uma presença protetora especial que marca a área como um local sagrado. Dentro deste espaço, a alma é silenciosa e calma, tornando-se uma com a natureza e a Deusa. O nome de Nemetona significa "santuário" dando uma nova profundidade de significado à frase poética de William Cullen Bryant: "os bosques eram os primeiros templos de Deus".
Bawming the Thorn " é um ritual que ocorre em torno desta época do ano em Appleton, Inglaterra . É uma ocasião para a comunidade se reunir e decorar uma árvore de espinheiro no centro da cidade. As pessoas locais acreditam que este foi um lugar de adoração pagã antiga, o que é altamente provável, uma vez que os espinheiros são sagrados tanto para as bruxas quanto para as fadas. Nas tradições mágicas, transportar um espinheiro garante felicidade e promove boa sorte (sem falar em levar um pouco de Nemetona com você). Onde quer que o carvalho, a cinza eo espinho cresçam juntos é um ponto muito mágico cheio do poder de Nemetona e um que será visitado regularmente por fadas! "
(Patricia Telesco, "365 Deusa: um guia diário da magia e inspiração da deusa").
"Rainha da Floresta" por maillevin
Patricia Monaghan nos diz que Nemetona era "a Deusa britânica do bosque sagrado" como uma das divindades adoradas em Bath , onde Sul foi honrado como patrono das termas. Nemetona foi retratada como uma rainha sentada que segurava um cetro, cercado por três figuras encapuzadas e uma ram "(pág. 228).
Encontrei o que Sora Nalani escreveu para ser muito informativo e inspirador:   "Uma divindade continental reverenciou durante a época romana; Seu nome pode ser conhecido com a Valquíria Nemain irlandesa e, de fato, os romanos parecem ter considerado que ela tinha alguma conexão com Marte ". [ 1 ]
"Nemetona é uma Deusa muito antiga dos celtas, especificamente aqueles na Gália (o que é agora a França). Além disso, pensou-se que ela era a deusa homônima dos Nemetes , um grupo de pessoas germano-celtas que viviam no Reno, em uma área agora chamada Trier na Alemanha. Os celtas, em geral, não construíram templos, mas praticaram sua espiritualidade em bosques sagrados e Nemetona personifica essa crença na terra sagrada. Seu nome literalmente significa "espaço sagrado", da raiz celta nemeto, que significa "área sagrada". Ela está relacionada com o conceito druídico de nemeton , a designação do espaço espiritual sagrado.
Nemetona foi adorada principalmente no que é agora a França e a Alemanha, mas seu culto se estendeu para a Inglaterra, onde há um altar dedicado a Ela em Bath. O nome dela sobrevive através de muitos nomes de lugares, incluindo Augustonemeton (França), Nemetacum / Nemetocerna Atrebatum (Norte de França), Nemetobriga, Nemetodurum (Vernantes modernos), Nemetatae (Uma tribo no norte da Espanha), Nemetostatio (Inglaterra), Vernenetum e Medionemeton (ambos em Inglaterra).
Loucetios Celtic Deus da luz
As inscrições encontradas mostraram que os romanos afligiam Nemetona com Marte. Em Trier e Altrip , na Alemanha, foram encontradas inscrições associando-a com Marte especificamente e em Bath com Loucetios Mars . É bem sabido que, quando os romanos se espalharam pelo mundo celta, eles compararam suas divindades com as divindades locais, encontrando pontos comuns. Loucetios era um deus da tempestade, o amigo divino de Nemetona, cujo nome significa "brilhante" ou "brilhante". Pensa-se que ele pode ser a forma original de Lleu / Lugh , o deus galês da luz. Com Lugh imaginando como um "guerreiro divino" em muitos mitos, faz uma certa sensação de que os romanos equiparariam Loucetios com seu deus da guerra, Marte. Ainda assim, o ajuste é incomodo e faz pouco para reter o poder e o significado originais de Nemetona e de seu consorte. Como é frequentemente o caso das sobreposições das divindades romanas, parece que houve uma ruptura da comunicação, já que os romanos tentaram encaixar seus deuses com fome de guerra sobre os deuses mais xamânicos dos celtas ".
Sora Nalani continua dizendo: "No começo, achei o ajuste de Nemetona e o de Marte para ser quase ridículo, simplesmente não pareceu como se pudesse ser. Mas, quando encontrei um par de dentesdela com o Deus Brythonic, o Rei do bosque sagrado de Marte Rigonemetis , uma nova imagem começou a se formar na minha mente, um rei de um ano associado à Deusa sagrada, cujos tendões de energia eram inseparáveis ​​de a terra. É muito possível que Rigonemetis seja o guardião do bosque sagrado, o guardião da mãe sagrada e a fonte da vida; Nemetona. Eu então lei que o Celtic 'Mars' era um deus de proteção e cura, juntamente com a agricultura, além dos aspectos semelhantes a guerra. Mesmo Loucetios, um deus iluminante, está associado a bosques sagrados, como os druidas associaram iluminação com árvores sagradas, em carvalhos particulares. É muito possível que Loucetios tenha sido associado com ' drunemeton ': o bosque de carvalho sagrado.
Parece um toque cruel do destino que alguns pensam que ela sobrevive como Nemhain , o deusirlandês da batalha frenesi. Enquanto o caminho da Deusa dos bosques para a Deusa do campo de batalha não é tão desenvolvido através da associação dela com o consorte divino que inevitavelmente estava ligado a Marte, o deus da guerra, o emparelhamento de Nemetona e Nemhain parece pouco mais do que uma construção de Semelhança em nomes e não uma evolução real da adoração da Deusa.
Não consegui encontrar muitas imagens de Nemetona, mas na iconografia sobrevivente. Ela está retratada sentada, segurando um cetro rodeado por 3 figuras encapuzadas e um carneiro. Esse retrato parece mais romano do que o Celtic, parece-me mais provável que sua presença tenha sido encontrada no knotwork em espiral e na iconologia do labirinto dos celtas.
"Nemetona" de Selina Fenech
Nemetona é uma Deusa difícil de envolver minha mente. Ela é um pouco nebulosa em minha mente, em parte porque ela parece inextricavelmente ligada à terra. Ela é o bosque sagrado e é ela. Ela é espaço sagrado, quer se encontre nas majestosas árvores de um bosque ou se é mantido simplesmente dentro do coração. Ela é a respiração sagrada, os santuários que criamos, não de pedra e argamassa, mas por amor e reverência. Ela é uma ligação sagrada entre nós e o planeta vivo. Mas, na minha opinião, não de maneira totalmente consumidora, como uma divindade como Gaia, mas de uma maneira muito pessoal e íntima, nosso vínculo com a terra nos nossos pés andam, para as árvores nossas orelhas ouvem cantar ao vento e As folhas da época com a gente. Ela é a animação do espaço vivo ao nosso redor, um lembrete para criar o que é sagrado dentro e levá-lo através de todas as nossas provações e viagens. Ela é o círculo para si mesma e estamos dentro do círculo dela, encontrado dentro do nosso relacionamento com nossos ambientes mais íntimos e imediatos. Ela é a totalidade dentro de cada folha na planta que fica ao seu lado, ou as células em movimento de seu corpo, e a encarnação de todos os ciclos espirituais pessoais. Simplificando, ela é espaço sagrado. "[ 2]
Outros nomes: Nemetonia, Nemetialis
Fontes:
Arco sagrado de Joelle , " deuses celtas e deusas ".
Monaghan, Patricia. O Novo Livro de Deusas e Heroinas , "Nemetona".
Nalani, Sora. Spira , " Nemetona: Deusa do Bosque Sagrado ".

Links sugeridos:
Druidnetwork.org , " Nemetona ".
Eagle Feather, Lavender. A Bruxa Simplificada , " Orientação da Deusa ... Nemetona "
Nemeton - o Sacred Grove: lar dos deuses celtas , " Nemetona: uma deusa gaulesa e brettônica (o bosque sagrado) ".
Wikipedia , " Nemetona ".

Bran o Terrível ou somente Bran o Bárbaro foi um dos maiores conquistadores Gualeses e chegou até a judéia onde fundou o que chamamos de Galiléia e sim era parente do nosso Jesus por parte de Maria de Nazaré e Josér de Arimatéia. Ancestral mais antigo, foi cultuado por muitos como Marte o Deus Romano da Guerra devido a suas muitas conquistas e também sua ferocidade. Bran em alguns lugares também foi confundido com Zeus, devido a seus cabelos e barbas fartos e ao poderio que demonstrava. Se apaixonou pela Grã Sacerdotisa da "Ilha das Mulheres" que não sabemos ser Avalon ou de onde as sacerdotisas saíram e depois migraram para Avalon. Esta ilha ocidental era plena de maçãs e não havia sofrimento. Sendo uma ilha de sacerdotisas com uma ordem organizada e estabelecida, seria normal que assim o fosse. Mas Bran se apaixona por Nemetona (nome romano - não celta) e fica com ela um ano, mas em seu retorno continua suas conquistas com ela a seu lado e em alguns lugares ela fica conhecida como Deusa da Guerra e os romanos novamente lhe atribuem nomes de seus Deuses a tratando como Diana Nemetona ou Nemis - deusa da Guerra e do pavor.
Me parece que ambos existiram e não tinham nada de divinos sendo reis da época, mas diga-se que nesta época tanto na China quanto no Egito reis eram considerados deuses e isso na frança ainda existiu em tempos modernos apenas sendo mudado de o rei ser um Deus, para ser tocado por Deus (como Luiz XIV - O Rei Sol - que não diferia no que pensavam dele  com o antigo faraó Akenathon, mas neste caso já católicos então dizia-se que o direito de ser rei era divino e que o rei era tocado por Deus, ao invés de ser um deus. Mas em épocas de Bran definitivamente um grande lider seria lembrado em canções como um deus! Assim o foi com Shiva, com Ganesh e outros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário